A moda através do Filme “Coco antes de Chanel”

In: Moda

On: 24 June, 2016

Para quem gosta de moda e quer saber um pouco mais sobre a grande estilista Coco Chanel que revolucionou os modelos de roupas em Paris a partir de 1910, e mudou o conceito de moda feminina até os dias de hoje, aprenderá muito com esta obra. “Coco antes de Chanel” é uma cinebiografia que começa mostrando a vida de duas irmãs que cresceram em um orfanato e ganhavam a vida cantando em bordéis no interior de Paris. Gabrielle (Coco como prefere ser Chamada) e sua irmã, cansadas dessa vida boêmia e sem futuro dão um jeito de ir para capital, Paris. Sua irmã conhece um homem com quem se casa e vai antes e com o passar do tempo, digamos que meio na “malandragem”, Coco vai ao seu encontro e se hospeda por tempo indeterminado na casa de um homem da alta sociedade, conhecido da família.

A vida na alta sociedade em Paris, era badalada cheia de festas, corridas de Jóckey, chás da tarde, onde as mulheres gostavam de se mostrar com vestimentas caras e impecáveis para impressionar tanto os homens, quanto as mulheres. Coco, por não ter o dinheiro que essas mulheres esbanjavam na época, começou a criar suas próprias peças para ir à estes lugares, mostrando que a criatividade nos cortes dos tecidos e as combinações podiam revelar mais que um simples bom gosto, mas também uma personalidade forte e determinada. A cada peça, ela evidencia um talento nato para corte e costura. Suas primeiras criações mostram imponência, com recortes de tecidos fora do padrão da época, com cores mais escuras e não tão cinturadas, com espartilhos apertados, como era de praxe. A princípio, a sociedade fica meio perplexa ao ver uma mulher vestindo roupas mais retas, com menos decotes e com adereços menos chamativos do que o de costume.

foto1

Ao ser notada por um jovem inglês, que acredita no seu potencial, ela começar em sua própria casa a atender mulheres da alta sociedade parisiense, que se identificam com seu estilo. As pessoas notam que o “menos é mais”, que as roupas passavam uma ar de requinte e bom gosto. A partir daí, Coco passa a ser reconhecida na França inteira e hoje em dia mundialmente, com a marca Chanel, que traz sempre em suas coleções uma irreverência sem perder a feminilidade.

foto2

Os conjuntinhos, tanto de calças como saias viraram um ícone de moda social e os colares de pérolas compridos mostram a identidade nas combinações da marca.  O longa “Coco Antes de Chanel”, dono de cenários campestres e com toque de leveza em suas cenas, surpreende pela força de vontade da personagem vivida intensamente por Audrey Tatou. A atriz com traços delicados revela a personalidade forte de uma das maiores estilistas do mundo, que mesmo após sua morte, deixou um legado para uma marca intencionalmente conhecida e amada.

foto3

foto4

Rubia Lima

Rubia Lima

Publicitária, apaixonada por cinema, futebol e viagens. Paulistana de carteirinha, aproveita a vida na selva de pedras para buscar tendências do mercado e novidades tanto de cultura e gastronomia, além de ser daquelas leoninas de gênio forte.

0 comments

Leave A Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>